quarta-feira, 21 de março de 2012

O amigo verdadeiro



Todo mundo sabe da importância de se ter um amigo. Um amigo dá sentido à vida. Fortalece-a. Por essa razão é que o livro de Eclesiastes diz "É melhor serem dois do que um...". Eu tenho bons amigos. Alguns estão longe e há  muito tempo que não os vejo. Tenho saudade da camaradagem deles. Mas o que de fato faz de alguém um bom amigo? Provavelmente as qualidades que o caracterizem variem na opinião de pessoa para pessoa. No entanto uma coisa é certa: as qualidades devem ser elevadas. É certo também dizer que essas qualidades são cada vez mais raras. Portanto, se as qualidades que formam um amigo de verdade são elevadas e raras, em quem encontrá-las? Onde encontrar um amigo verdadeiro que traga sentido à vida e que a fortaleça durante a jornada?

Sei que posso responder a essas perguntas. E sei que você concordará comigo com respeito às qualidade que descrevo de um bom amigo.

Amigo é aquela pessoa com a capacidade enorme de compreender e suportar a fraqueza da gente. Também é aquele que tem o dom de encarar com empatia as nossas dores, o que é diferente da primeira qualidade.

O bom amigo sabe fazer brotar do coração perdão em abundancia de maneira quase inconsequente, ainda que às vezes tenha que fazer isso com dor. Também é solidário. Solidário com toda carência que faça gente agonizar.

O amigo verdadeiro esta sempre vestido de generosidade. Sempre. Do tipo elevada ao sacrifício. Disposto a doar-se diante daquelas realidades concretas e urgentes, quase insolúveis que surgem na vida. Para isso, ele deve ser lúcido, sem nunca embriagar-se com a embriagues dos egoístas, cujo desejo é construir um mundo só para eles. É necessário ainda outra qualidade: que ame aquilo que é dele sem fazer com o que é dele seja só dele.

Bom que um amigo, para ser verdadeiro, deve possuir coração puro, como puro é o coração de uma criança.  Tem que ter um coração que tudo crê, para que ouça histórias. As nossas incontáveis histórias de dores como sendo as nossas mais verdadeiras realidades. E as ouça sem que sejam juízes. Apenas amigos.

O amigo ideal, daqueles que valem chamar assim, deve também ser do tipo que tudo espera e tudo suporta. Sendo assim, ele não se decepcionará nunca com você. Ele também entenderá que qualquer um pode ter uma segunda chance e um voto de confiança quando necessário.

O amigo deve ver a gente como gente. Porque se ele for desse modo, ele acreditará que é melhor reciclar, recuperar e estender a mão ao outro amigo. Ele saberá que fazer isso, é mais nobre do que jogar fora o amigo no lixão da própria sorte ou do próprio infortúnio.

Afirmo ainda que o verdadeiro amigo deva ser sincero, justo e sábio. Ele deve ter o rosto duro como um portal de bronze quando uma situação o exija que nenhuma outra coisa nos seja dita além do não. Da mesma maneira, deve possuir um coração de cera em frente da fornalha quando, qualquer que seja a situação, a resposta certa deva ser um sim libertador. Esse amigo, deve saber quando agir de uma, ou de outra maneira.

Há ainda que possuir outra característica. Não é a maior nem a melhor de todas. Só é essencial. Ele precisa ser cheio de esperança. Sendo cheio de esperança, esse amigo nos motivará a produzir com aquilo que temos; e talvez, o que temos, seja só o que temos. Ele também nos motivará a sermos corajosos  para avançar quando todas as estatísticas quiserem colocarem nossa esperança em desespero.

Em quem encontrar essas características é a outra questão. Quem reúne todas essas qualidades que define um amigo verdadeiro?

A resposta vem daquele que afirmou "Já não vos chamo servos, mas amigos". Cada uma das qualidades que foram indicadas acima, não é fruto de imaginação nem da intencionalidade pessoal. Elas são descrições apresentadas no Evangelho da pessoa de Jesus. Nele estão presentes todas as qualidades elevadas que constituem um verdadeiro amigo.

O que eu estou lhe dizendo, digo com certeza. Eu o conheci. Sei por experiência que Ele é o verdadeiro amigo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...