domingo, 20 de novembro de 2011

A Caverna dos Desesperados



Você já ouviu falar da "caverna de Adulão"? Conforme I Samuel 22, esse fora o lugar onde Davi refugiara-se enquanto fugia de Saul que aspirava morte contra ele. A caverna tornara-se um lugar de proteção para Davi. Acontece que, sabendo que Davi estava em Adulão, também foram para lá outros quase quatrocentos homens. Era gente amargurada de espírito, um pessoal endividado até o pescoço; gente quebrada de tudo. Dava pena ver.

E por que é que eles foram parar lá naquele lugar junto a Davi? Óbvio: primeiro porque ali ninguém apontava o dedo pra ninguém. Isso é, aquele não era lugar de condenação. Significa dizer que nenhum deles sentia-se nem melhor nem pior que o outro; todos eram iguais uma vez que cada um amargava as mesmas angústias. Segundo, porque naquele lugar eles encontraram aceitação. Ali ninguém era rotulado como “os perfeitos” e “os imperfeitos”. Só havia gente sofrida procurando refúgio, daí o que eles encontraram em Davi foi compaixão em um ambiente em que todos eram bem acolhidos. Outra coisa: aquela gente sabia que quem estava na caverna era um Rei. Em outras palavras, eles encontraram naquele lugar esperança por estar com alguém que poderia ajudá-los. Essa gente danada, surrada pela vida necessitava de um líder, alguém que os encabeçassem no caminho de uma vida melhor que aquela. E ali, eles o haviam encontrado.

Agora preste atenção: segundo a Bíblia, a Caverna de Adulão é mais que um lugar. É mais que um espaço físico onde você encontra compreensão sem julgamento, aceitação sem distinção e um Rei que pode governar a sua vida no caminho de uma nova vida de cura e restauração. Segundo Davi, que esteve na Caverna, esse lugar é um só, a saber, como ele mesmo afirmou: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à Sombra do Onipotente Diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus em que eu confio” Salmo 91: 1 a 2.

Portanto, o Senhor Deus é sua Caverna de Adulão. Nele você encontra aceitação, acolhimento e ajuda. Se for o caso de hoje você estar desesperadamente necessitado desse refúgio, eu lhe digo de todo o meu coração e por conta da minha própria experiência: corra hoje para abrigar-se no esconderijo do Altíssimo, porque o Senhor "é socorro bem presente na hora da angústia".

Deus lhe abençoe.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...