quarta-feira, 28 de março de 2012

Fique tranquilo: Deus está vendo você.

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e o teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."  Mateus 6:6 




Quando eu ainda era um menino de nove ou dez anos de idade, na rua em que me criei e onde passei minha infância, morava um certo Luis. Rapazinho de uns dois ou três anos de idade mais velho que a média da idade das outras crianças da mesma rua. Menino da pá virada, que dentre os seus "afazeres", o principal aparecia o de infernizar os moleques do quarteirão. E fazia isso especialmente quando sua mãe,"dona" Isaura, ou seu pai, o "seu" Ângelo, esta lá fora, no portão. Ou perto, olhando. O Luis, velhaco que era, sabia que isso intimidava a meninada de partir para o revide e descer a surra nele que, diga-se, era bem merecida. Ele se sentia encorajado para quase qualquer coisa quando "Dona" Isaura e "Seu" Ângelo estavam vendo.

A passagem do Evangelho de Mateus que citei acima, tem uma mensagem muito parecida com a história do Luis. Ela afirma que uma das mais simples e singela verdade que a Bíblia nos transmite sobre Deus é que Ele é o Pai que vê. Sim! A mais singela verdade que a Bíblia afirma a respeito de Deus é a de que o Deus da Bíblia vê.

"Ora! E o que isso me importa?" Importa saber que você se sentirá encorajado, tanto quanto eu me sinto, sempre que por vez lhe ocorrer que se perceba inseguro, ou desprotegido, ou abandonado, ou sozinho, ou esquecido, ou ameaçado, ou injustiçado ou em qualquer outra aflição pessoal. Saber que não preciso imaginar que estou sozinho em cada problema que enfrentar me enche de esperança e coragem.

Importa também saber que quem esta lhe vendo durante os períodos mais difíceis não é uma pessoa passiva. Fico me lembrando das incontáveis ocasiões em que deparo com pedintes nas ruas. São pessoas absolutamente desafortunadas cuja sorte lhes virou as costas. Quase sempre que as encontro, elas me imploram por algum tipo de ajuda. Quase sempre me sinto horrorosamente impotente e só as olho. No entanto, muito diferente da minha passividade, a Bíblia diz que Deus não é assim. Ele não olha para você, com todas as necessidades e sofrimentos que você carrega, e fica sem ação, impotente. Importa saber que Deus, além de lhe ver, reage ao que Ele vê. Ele vê e age, pois a passagem de Mateus diz que "teu Pai que vê em secreto, TE RECOMPENSARÁ". Ora, isso significa que Deus não fica imóvel vendo você sofrer, antes, que Ele fará alguma coisa a respeito daquilo que Ele está vendo.

Existe, no entanto,  uma coisa a mais para ser dita: Deus age em direção daqueles que reagem ao sofrimento indo em direção a Ele. Saber que Deus vê não é o bastante nem a solução para tudo. É preciso que você saiba que, conquanto Deus esteja lhe vendo em meio ao sofrimento, à dor, à injustiça, à perseguição, à tragédia, ao abandono, também é necessário que você o busque e que, por meio de uma confiança profunda, você lhe peça ajuda, você o invoque sobre todos os seus problemas. Estou lhe dizendo isso pois o tema central desse versículo, é a oração. Veja: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai...". Com isso, você aprende que sem buscá-lo, sem invocá-lo, sem caminhar em direção a Ele no período das suas aflições, será impossível ver Deus agir em seu favor.

Não é preciso sentir-se sozinho, desencorajado, abandonado e impotente por mais amedrontadora que seja a situação que você enfrenta. Creia que a Bíblia diz que em meio a todo esse sofrimento, existe alguém que está lhe vendo, que se importa com você. Creia que Deus sabe que você existe, que Ele lhe enxerga. Se possível, e se você desejar, busque-o hoje mesmo. Faça isso através de uma oração sincera e cheia de confiança e você verá o que irá lhe acontecer. A melhor maneira de fazer isso é "imitando" uma criança, como sugere o versículo 6. Fale com Deus como uma criança fala com seu pai. Peça a Ele com a mesma segurança que uma criança pede a seu pai. Insista na mesma proporção que uma criança insiste com seu pai quando ela quer alguma coisa. Faça isso, e Ele irá agir em seu favor - "e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.".

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...