terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UM HOMEM CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS

“Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” – Atos 13: 22




Atos 13: 22 não é nenhum elogio que Deus faz a Davi. É uma constatação. Uma declaração de verdade acerca de um homem. E a verdade acerca desse homem é que ele é “um homem segundo o coração de Deus”.

Gosto da tradução que escolhi acima para o texto. Ela é da Revista e Atualizada. Mas a Edição Revista e Corrigida me encanta mais. Ela diz “um varão conforme o meu coração”. Ela me encanta porque me coloca diante do conceito mais lindo e exato que de Davi se pode ter. Isso porque o conceito está profundamente relacionado com a forma. Dizendo sem rodeios, a forma que o coração de Davi assumiu. Ele tomou a forma, foi preparado na mesma forma até ficar com a forma cuja fôrma – ou formato – era o coração de Deus – igualzinho ao que o apóstolo Paulo disse em Filipenses 2 no verso 5: “Tendes os mesmos sentimentos que houve em Cristo Jesus...” (para citar um dentro outros textos). E isso, meu amigo, não tem nada a ver com estética – imagina uma intervenção cirúrgica em que o coração de Davi necessitasse ser analisado na mesa clínica: “Não tem nada aqui!!” – diria o cirurgião – “Não é esse o tal homem cujo coração tem a forma do coração de Deus. Deve ter virado espírito também (bobagem).” Não tem a ver com plasticidade. Tem a ver com conteúdo. Tem a ver com os mesmos interesses, com os mesmos sentimentos. Com a sensibilidade de se importar com as mesmas coisas que importam a Deus e se inclinar para os mesmos motivos paras os quais o coração de Deus se inclina. O coração vai tomando a “forma do coração de Deus”. 


Sei ainda que essa afirmação não deveria ser feita por Deus, mas pelos amigos de Davi. Pelos companheiros de caminhada, de guerras, de solidão, de conversa ao pé da fogueira que aquecia as noites frias em esconderijos quando em fuga, quando tudo assombrava à sombra da ruína, que em meio a tudo isso, iam assistindo “in loco” as reações do coração de Davi. Sei disso porque um coração conforme o coração de Deus só vai tomando essa forma conforme o tempo e a sensibilidade, e a sensibilidade conforme a submissão ao impulso de assumir essa outra forma em meio às pressões. Sendo assim, um coração segundo o coração de Deus só é reconhecido e confirmado pelo tempo. Ouça o que quero dizer: a pressão para pecar; a pressão para torcer a verdade para o próprio proveito; a pressão para azedar o coração, para amargura-se contra o próximo que derrama amargura contra a gente, para embrutecer a alma; a pressão para perder a fé, para abandonar a confiança, para concluir que a carreira é uma tremenda perda de tempo e que Deus é um ideal forjado no inconsciente a fim de suprir as carências mais profundas da alma e, portanto, Ele não passa de fantasia do mundo psíquico, só são experimentadas no tempo da nossa jornada e a prova de que se resistiu a tudo isso e venceu essa avalanche insistente de inimigos lancinantes e invisíveis É SÓ O TEMPO É QUEM DÁ. Portanto saiba: um homem segundo o coração de Deus só pode ser declarado assim pelos companheiros e gente da terra que o assistiram em sua jornada de fé no tempo, que viram-no resistir a tudo que se opõe a Deus e tornou-se cada vez mais suscetíveis aos sentimentos e à vontade de Deus. Fora a isso é elogio barato; pedantismo religioso e que não diz o que quer significar.




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...