quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AMOR, LOUCURA E REDENÇÃO


Freud parece concordar com o escritor de Eclesiastes quando diz que um homem sadio emocionalmente é aquele que consegue amar com prazer e trabalhar com satisfação. Essa é a figura do homem que desfruta de perfeita saúde mental segundo o pai da psicanálise. Como sabemos, tanto a vida quando a experiência mais profunda da existência já provou isso , não existe de fato o tal "o homem mentalmente sadio" - você já ter ouvido o axioma "de médico e louco todo mundo tem um pouco" - pois é: ele é verdadeiro. Tão pouco existe o homem sem pecado - então tranquilize-se e reconheça sua condição.

Pois bem. Se é assim, assim também se chega a uma dura conclusão, também confirmada pela existência: amar é sofrer e trabalhar é enfadonho. Logo a vida é sem graça

Qualquer observador da vida concorda que amar é sinônimo de sofrimento. Ao menos por duas razões: primeira porque o amor se entrega a quase todos os absurdos: o amor tudo crê, tudo suporta, todo espera e tudo sofre. Segundo porque o amor necessita loucamente do objeto amado para ser desfrutado de maneira completa e, na ausência desse objeto amado ou - o que é muito mais provável - quando ele não é correspondido por esse mesmo objeto, tal amor se converte em lágrimas de dor e em rio de tormentas destruidoras - os apaixonados  e a moçada que está naquela "fossa", estão entendendo o que estou falando; e olha que meu exemplo é francamente superficial.

Será que existe uma maneira razoável para escapar do cíclo amargo dessa vida sem graça onde amar é sofrer e trabalhar é sofreguidão a que todos estão condenados atravessar como prisioneiros - tal como estavam presos aqueles garotos do desenho A Caverna do Dragão em busca de uma passagem transdimensional que os devolvessem ao seu mundo (você deve se lembrar)?


Jesus disse que sim.

"Venham a mim, todos os os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." - Mateus 11: 28 a 30

É aí que a gente encontra Alguém que abre a porta de escape para aquilo que esse mesmo Alguém chamou de "vida e vida em abundância" que prometera trazer em Si mesmo segundo sua declaração encontrada no Evangelho de João capítulo 10 do verso 10. Aí a gente aprende que transmutação dessa vida enfadonha que aprisiona a todos mas que se faz possível à qualquer um que se permita fazer-se paciente não de Freud - aquele sujeito da psicanálise - mas que permite fazer-se paciente de Jesus de Nazaré, o judeu, homens de dores e que sabe exatamente o que é padecer - isso para dizer quase nada a respeito Dele sobre o tema -  e que Jesus é altamente empático ao cíclo dolorido da vida - saiba-se que esse é um postulado básico na psicanlise comtemporanea no processo da análise e "cura": a empatia. Ouça isso: Vinde a mim (...) e aprendam de mim (...) e encontrarei descanso para as suas almas. Bacana isso da parte de Jesus não?

Ainda existe uma outra porta de libertação no cíclo enfadonho que aprisiona a vida. Trata-se do descobrimento de um Amor maior que o amor que faz sofrer. Isso porque tal amor não se ausentará daquele que ama nem deixará de ser compartilhado com aquele que deseja desfrutá-lo. É lógico que estou me referindo a um Amor de natureza e essência, de magnitude e de dimensões diferentes e superiores daquilo que chamamos de amor. Não estou me referindo do amor terreno - ou melhor - fruto dos intrincamentos, desajustes e conflitos psíquicos de que Freud fala quase sempre. Estou falando de um amor que esta acima e além destas complicações. Estou falando de um Amor que está fora da gente cuja origem é divina. Então a descoberta fica assim: só Deus pode amar e dar este tipo de amor, como também só Ele pode corresponder perfeita e continuamente ao amor daquele que O deseja


Sendo assim, já não haverá frustração perturbação, bem como não haverá dores e enfado de nenhuma forma.

Veja o que disse Jesus acerca de si mesmo: ...aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração,e vocês encontraram descanso para as suas almas. A conseqüência dessa aprendizagem com Jesus, cujo coração é como é por estar carregado de amor e que corresponde ao amor de quem o ama, é libertadora e terapêutica de toda forma de vida em sobrecarga. Senão veja o resultado imediato dessa aprendizagem terapêutica prometida por Jesus: "...e encontrarei descanso para as suas almas.

Aos que se sentem aprisionados por essa sofreguidão que transforma a vida num ciclo enfadonho e sem graça, Jesus oferece a redenção dessa loucura: vida e vida em abundância. 


Deus os abençoe com descanso para a sua alma,


Pr Paulo Rodrigues

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...