sábado, 2 de outubro de 2010

INIMIGOS INEVITÁVEIS


Existe uma profunda infantilidade em acreditar que em nosso meio, isto é, dentro da igreja, nós não teremos inimigos. É igualmente infantil, imaginarmos que a nossa fé e nossa vida com Deus nos protegerá de que façamos inimigos. Não nos protegerá.



Na verdade, enquanto caminhamos com o Senhor, não fazemos inimigos. São eles que se fazem. E se fazem na maioria das ocasiões por duas razões. Primeiro por causa daquilo que os teólogos chamam de “pecado residente”, e quando explode pra fora, aí vira m... Segundo, quando o egoísmo participa de um jogo manipulado pelo diabo, sem que percebam que estão fazendo parte de um joguete cujo propósito é anular aquilo que Deus esta construindo na vida daqueles contra quem eles se levantam. Os inimigos se fazem como elementos inconscientes do egocentrismo e das manipulações das forças do mal por causa do que o Senhor está realizando em nós na construção do novo homem conforme Jesus.


Eu tenho inimigos. Sei quem são, onde moram, conheço o nome de cada um. Sei o que me fazem e também sei o que lhes faço. Sei, no entanto, que só se tornaram meus inimigos não por causa deles próprios, mas por causa do diabo em função daquilo para o qual fui chamado a realizar. O propósito não é deles, é do diabo. O alvo não sou eu. É a obra que realizo. O alvo é me fazer desistir daquilo para o que fui chamado para fazer, ferindo, decepcionando, amargando, desanimando.


Agora, o mínimo que eu posso dizer a cerca disso é que Jesus me ensina que os inimigos são instrumentos de si próprios e do diabo para fazer adoecer a alma.

Sim, eu sei que tenho inimigos. Jesus os teve, Paulo também os teve, e pelas mesmas razões: fazer adoecer a alma. Não é fácil ouvir uma crítica injuriosa; é insuportável Agora, preste-me atenção: o diabo levantará inimigos contra você para lhe impedir de chegar onde Deus deseja que você chegue. Para fazê-lo desanimar de ser o ser que Deus quer que você seja. Ele fará de tudo para lhe fazer desistir daquilo para o qual você foi chamado a fazer. No entanto, Jesus ensina a sobreviver à inevitável existência dos inimigos e o caminho para manter a alma sadia.


Primeiro ele diz: Não se deixe vencer pelo desespero, antes alimente a esperança de que o inimigo ainda voltará atrás – “a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-lhe a túnica, deixa-lhe também a capa. Se, alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” – a idéia contida nessas atitudes é a de que, em praticando essas coisas, o inimigo ouça a voz da consciência e volte atrás. Uma hora ele pode mudar de atitude.


Depois Jesus ensina a aproveitar a existência dos inimigos para melhorar a si mesmo – “Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiará o teu inimigo. Eu porém, vos digo: amai os vossos inimigos” – em outra palavras: use seu inimigo para que desenvolver suas qualidades interiores. Desenvolva atitudes melhores e maiores do que as que comumente são esperadas.


Em terceiro lugar, aproveite a existência dos inimigos como mola propulsora para o desenvolvimento de uma espiritualidade mais densa e disciplinada – "amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" -sobre tudo, a oração fará à sua própria alma.


Ainda, conforme Jesus ensina, use as atitudes dos inimigos a fim de que você amplie a compreensão de quem você é, a compreensão do mundo e de como é o coração de Deus – "...para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o sol sobre justos e injustos" – simplificando: saber que há uma nova natureza operando em você lhe capacitará a manifestar-se de maneira contrária a de seu inimigo; assimilar que o mundo é povoado de gente boa e má como realidade plena lhe fará deixar de ser menino e compreender como Deus lida com essa disparidade lhe tornar reflexo do que Ele é e como ele age. Isso criará um véu protetor em seu coração contra a maldade.


Por último, Jesus ensina a se contentar com a amizade que você pode ter no  no Céu – "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o propósito de exercer a vossa justiça a fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste" – acredite: você não precisará esperar pelo fim do mundo para saber que está junto do Pai. Existe hoje um amigo no céu, o vosso Pai, e Ele é quem te recompensará por sofreres com inimigos e pelo comportamento que você manifesta por causa dEle.


São essas atitudes, orientadas por Jesus, que ainda que não livre você de seus inimigos, garantidamente protegerá a sua alma de adoecer profundamente. Assim eles terão que assistir a sua continuidade no Senhor.


Deus o abençoe.


Pr Paulo Rodrigues

1 comentários:

jadete maria rodini cozaciuc disse...

ola pastor gostei muita dessa reflexão ,afinal nao é façil oferecermos a outra face ,é só DEUS para nos capacitar ,mais é nesseçario que eles existam ,para nos promover ao crescimento espiritual ,e é por essa rasão que sua vida ,tem tanto a nos oferecer ,da palavra de DEUS ,abraços

NÃO DESISTA NUNCA ,DEUS É CONTIGO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...