quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ESPERANÇA QUE VENCE AS TRIBULAÇÕES

“...por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” 
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”  -  Romanos 5 dos versos 2 a 5
Quem lê essa porção do epístola de Romanos corre o risco de ter a impressão de que Paulo  apresenta uma idéia completamente paradoxal.  É como se o apóstolo estivesse afirmando que lhe é tanto prazeroso saborear o mel quanto saborear o fel. Imagina isso? Pra mim, parece um absurdo, conquanto eu esteja apresentado apenas uma ilustração. Mas veja como, de maneira real, ele parece afirma isso:
“gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” e “Não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações”
Esquisito não é? Sentir alegria e prazer na esperança da glória de Deus e na mesma medida sentir alegria e prazer nas tribulações. No entanto, o que Paulo diz está longe de ser um paradoxo. É a experiência de quem realmente encontrou alegria nestas situações opostas.
Agora, o que eu pergunto é: quem poderia fazer uma afirmação desta?
Neste texto, Paulo diz que só é capaz de fazer uma afirmação desta, aquele cujo coração está tomado pela esperança. Primeiro pela esperança de que toda forma de tribulação em breve será engolida pela manifestação da Glória de Deus. Isso desassusta do terror de toda e qualquer tribulação. O fato de se ter o coração possuído pela verdade de que a glória do Senhor vem e se manifestará, faz jorrar um rio de esperança dentro de cada um que crê e que vive para essa Glória. Isso torna cada tribulação do dia a dia uma coisinha insignificante e breve.
Já o verso 3 e 4 fala da esperança que foi apreendida como resultado do processo de tribulação da qual sofreu. É o sujeito que sofreu e saiu, sofreu e saiu e quando passa novamente pelo vale do sofrimento, já aprendeu com tudo que passou que o Senhor o livrará dessa também. O camarada já entra numa fase dura com a esperança de que no final, o Senhor, de alguma maneira, fará por ele algo que o encherá da alegria.
Agora, a meu ver, conforme Paulo vem afirmando, só consegue ter alegria, se regozijar e gloriar-se nas tribulações aquele cuja esperança não é produzida pela mente enquanto pensamento positivo mas como resultado de um derramamento do Espírito Santo no coração humano. Isso não tem nada a ver com otimismo; também não tem a ver com mentalização de que no final tudo dará certo. De qualquer maneira, o que Paulo diz é que essa esperança não é operada por você, nem pela sua mente e nem pela sua força da vontade. Já vi gente que caiu mesmo fazendo uso dessas tentativas bem intencionadas de auto-ajuda; gente que não suportou a pressão das tribulações apenas com a energia de um espirito otimista. Já vi muita gente conhecendo e reconhecendo seus limites pessoais frente às demandas do sofrimento,  perdendo a esperança ou, no mínimo, ficando com a sua esperança confusa. É por isso que Paulo diz no verso 5:
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
A esperança de que o apóstolo fala é extra-humano, cuja fonte esta fora da gente e é encontrado no Espírito Santo. Primeiro porque ele diz que é uma esperança que se obtém como garantia e certeza de que Deus o amaa esperança não confunde porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração – isso é: posso ter esperança em qualquer que for a situação por que sei convictamente, bem aqui dentro do peito, que sou amado por Deus. Segundo porque este amor que me enche de esperança está em mim pelo fato de ele ter vindo a mim como uma experiência de fora para dentro operada por Deus através do seu Espírito – porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração, pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Não é algo que eu tenha imaginado ou desenvolvido; é algo que eu recebi quando o Espírito Santo me foi dado.
Por fim, a esperança de que se fala trata-se de uma esperança sobre-humana. Ela é a uma esperança que está para além e acima das forças e da compreensão homem – Ora, a esperança não confunde. Ela olha para a dificuldade e afirma convicta dentro do coração: dá pra encarar; olha para o vale de sombras e diz com convicção: dá pra enfrentar; ela rasga as tribulações no peito e segue em frente sem se perder; mesmo a morte ela encara e não treme porque esta certa de que já estamos reconciliados com Deus e de que seremos salvos por sua vida conforme o verso 10.
Agora, preste-me bastante atenção: essa esperança que atrvessa as tribulações, que canta na dor e desdenha do desespero depende muito mais do relacionamento de Deus com você do que do seu relacionamento com Ele. Talvez você não esteja encontrando forças para atravessar esse mar de tribulações que está lhe açoitando sem piedade, talvez sua esperança murchou como folha seca diante desse sofrimento cruel que você e sua família vem atravessando. Não lhe adiantou em nada o mantra que lhe ensinaram; não resolveu o otimismo que você sempre sustentou, tão pouco resolveu a lei da atração que lhe disse para mentalizar aquilo que você gostaria que lhe acontecesse. Então, ouça-me: Paulo diz que essa esperança sobre-humana, extraordinária é fruto da aproximação de Deus e do derramar do seu amor em seu coração. Isso significa que é do relacionamento dele com você que depende esta esperança milagrosa brotar em seu coração. Se Ele não fizer isso, nada acontece. Sozinho, você não a terá e tão pouco será capaz de produzi-la. Portanto, o que você deve fazer, se você deseja fazer, se necessita fazer, é pedir humilde e profundamente que Ele o faça em você e por você. Que Ele derrame hoje em seu coração o Espírito Santo. Você atravessará o que houver de atravessar com a força de uma alegria indescritível e incompreendida até agora.
Deus o abençoe

1 comentários:

jadete maria rodini cozaciuc disse...

a pastor amado o que dizer dessa mensagem ,é maravilhosa de mais ,foi escrita para meu coração ,que só DEUS pode fazer isso ,com que me alegre diante das tribulações ,DEUS o abençoe rica e poderosamente ,meu abraço carinhoso .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...