sábado, 2 de outubro de 2010

CONSOLO PARA OS QUE SOFREM - Salmo 23

Acabo de chegar de um velório pautado por muita dor. Curiosamente nunca preguei o Salmo 23 em um velório. No entanto, em meio a toda àquela dor pensei neste Salmo como um Salmo de profundíssima consolação.

Antes de continuar lendo o meu texto, leia o Salmo 23 primeiro. Isso vai lhe fazer um tremendo bem.
Agora preste atenção: você pode hoje estar vivendo em meio à dor e a um grande sofrimento; pode estar se sentindo desamparado ou solitário. O Salmo 23 é um Salmo de consolação para os que sofrem.
Sei que todos perguntam: por que as pessoas sofrem? No próprio Salmo podemos ter algumas respostas para esta pergunta.
As pessoas sofrem e vivem em meio à dor por não possuírem nada. A estas pessoas o Salmo consolam-nas dizendo “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”.
Há pessoas que sofrem por cansaço e esgotamento emocional. A estas pessoas o Salmo diz “Ele me faz repousar... Leva-me pra junto das águas de descanso e refrigera-me a alma”.

Ainda há uma multidão incontável daqueles que sofrem por pura falta de direção e por perda de sentido. Às pessoas assim o Salmo 23 consola afirmando “Guia-me pelas veredas da justiça”.

Há sobre, tudo um sem número dos que sofrem por causa da dor da perda, da violência da morte e por causa dos efeitos assustadores de sua sombra. Estas pessoas são as que sofrem também com a injustiça, com a iniqüidade, com a maldade, com a fome, com as doenças, com as traições e com incalculáveis projeções que a morte despeja através de sua sombra sobre milhares destas pessoas. No entanto, o Salmo as consola dizendo “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.

Outras pessoas sofrem porque são perseguidas, maltratadas e estão constantemente ameaçadas por inimigos. Porém o Salmo lhes assevera “Preparas-me uma mesa na presença de meus adversários, unges minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda”.


Preste atenção a isso, por favor! Não sei quais são as suas dores nem tampouco os seus sofrimentos. Acredito que haja dores insuportáveis e sofrimento que se recusam ser consolados. Qualquer pessoa, no entanto, que de fato tenha conhecido o Pastor do Salmo 23, ou que queira conhecê-lo, pode experimentar consolação e forças para esta vida e consolo eterno para quando tudo nesta vida chegar ao fim. Quando a vida lhe negar qualquer consolo e o desespero da morte parecer ser a palavra final, saiba de duas coisas com as quais o Salmo lhe traz esperança: primeira “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida”, e segundo “e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”. Esta é a esperança que consola aqueles que dizem “O Senhor é o Meu pastor”.
Com carinho,

Pr. Paulo Rodrigues

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...