sexta-feira, 8 de julho de 2011

PERGUNTA SORE O AMOR


"Pastor, ainda hoje as igrejas prega sobre o amor entre os irmãos? Ou é só na igreja no momento do culto? Paz do Senhor." Anônima, sendo todos.

Sabe quando você está com uma dor de dente daquelas? Então você vai ao dentista e ele diz que só pode lhe atender na semana que vem? Não dá né? Ninguém agüenta. Pois é! É com essa sensação de dentista que não alivia a dor insuportável na hora que se mais necessita é que eu estou lhe respondendo com tamanho atraso. Se isso justifica: meus compromissos nem sempre me permitem fazer o que tenho que fazer exatamente na hora que deve ser feito.

No entanto percebo que sua pergunta tenha origem em duas possíveis situações. Ou por você ter sido vítima – e digo vítima das manifestações mais cruéis de desamor na igreja vinda, ou dos “irmãos”, ou da “liderança” – por razão de algo que lhe aconteceu, ou por você já estar tanto tempo na fé, que hoje não enxerga mais esse amor que no início fora esperado por você como o que de mais natural poderia ser vivenciando na igreja. Sendo esse o caso, sua pergunta é fruto de uma frustração que você não gostaria de admitir, mas sabe que é real.

Respondendo de maneira direta, eu lhe digo sim: o amor é pregado nas igrejas hoje em dia. É pregado como é pregado qualquer outro tema bíblico. Afinal os pastores necessitam de “temas” para dias de culto. Mas é só “mensagem”. Não tem implicação nenhuma. É profissionalismo. Tem que pregar, então prega-se o que tiver na mão: até sobre o amor, que na Bíblia é assunto tão comum.

Por outro lado, quando você diz “Ou é só na igreja no momento do culto?”. Acontece que o “amor” se tornou “obra” meritória a fim de se ir pro céu. Na cabeça dos irmãos funciona assim: “Se eu amar, eu serei salvo”. É obra que salva e, nesse caso, a tal obra é o amor. Pra eles, na reunião, o amor tornou-se moeda de troca, ou moeda com a qual acreditam comprar sua própria salvação. Jesus já denunciara isso desde os profetas – “seus lábios me honram, mas seu coração está longe de mim”. Sendo assim, esse amor é falso, ou como disse Paulo, “amor fingido”.

Mais uma coisa para que eu não deixe de ser honesto com sua pergunta simples e profunda: amor não se aprende com pregação nenhuma. Nem do melhor pregador que se possa conheçer. Você já viu ou imaginou alguém ensinando a gente amar mais - “Tem que ter mais amor pelos irmãos.” - , não funciona. A Bíblia diz que o amor é. E em sendo, ele é fruto do Espírito Santo. Veja Romanos 5:5: “Ora a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Portanto ninguém aprende o Amor, o Àgape – porque sei que é desse Amor que você sente falta em nosso meio – ele vem de fora pra dentro, do alto para nós, do Espírito Santo como fruto de sua presença em nós. Agora, o que se deve fazer é desabrochar esse amor que se nos foi colocado no coração. Ele pode e deve ser desenvolvido através da consciência moldada pela Verdade (a Palavra) daquilo que se sabe que deve ser feito e fazer. No demais, lembre-se: a ausência do amor que caracteriza as relações de nossas comunidades de hoje não é outra coisa que não um dentre muitos sinais dos tempos: a. “e por multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriariam; b. “Sabe, porém isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados (isto é: sem afetos, ou, sem amor), implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder“ – e isso, é a descrição de gente de nossas reuniões (daí o que você vê “só na igreja no momento do culto” ) – quer mais? (2 Timóteo 3: 1 a 4)

Deus lhe abençoe

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...