Perguntas Frequentes

De qual tipo de música o Sr mais gosta?

Incrivelmente gosto muito pouco de música evangélica. Gosto das mais antigas quando ainda elas não eram demandas de mercado nem produto comercial. Essa pressão da indústria fonoaudiológica fez com que muita gente séria e boa se perdesse pelo caminho. Então não gosto de ouvir uma música evangélica condicionada pelo marketing que está interessado só em vender. E eu percebo isso com muita facilidade. Tenho saudades dos hinos. Gosto de música de qualidade e de letras bem construídas.



O que o Sr acha do Pr Marco Feliciano?

Minha filosofia de trabalho é de avaliar ninguém, tão pouco fazer ataques a quem quer que seja. Sempre manterei essa filosofia na medida em que ela puder ser mantida. Portanto, posso responder apenas pelas qualidades que eu vejo nele: criativo e carismático. Do resto não acho nada. Aos amigos dele é que deve ser feita essa pergunta.




Se eu não freqüentar aos cultos da minha igreja eu perco a minha salvação?

A menos que você seja católico ou pense como um católico, que tem na missa um sacramento necessário para a salvação, o que é uma tremenda bobagem. O Evangelho diz que a única garantia de entrada no céu é sangue de Jesus derramado na cruz como punição de nossos pecados e o nascer de novo por obra exclusiva do Espírito Santo. Culto evangélico não é sacramento como condição para a salvação. É congraçamento dos santos que se reúnem em torno da adoração a Jesus e da Sua palavra.

O que o Pastor costuma fazer nas horas vagas?

Leio muito a Bíblia, livros de diversos assuntos e oro. Além de passar bastante tempo com meus filhos, também vejo a filmes. E agora me dedico a escrever no blog.

Qual o álbum musical da sua preferência?

São varios: Chronicle Vol. 1 e 2 do Creedence; Off the Wall do Michael Jackson; King Blues Whit a Feelin’of Blues - Coletânea; Miles Davis, entre outros do gênero.

Uma vez que o ministério pastoral traz muitas dificuldades e sofrimento, qual o maior recompensa que o Sr tem em pastorear?

É bom dizer que eu pastoreio, e fiz isso por mais de dez anos, mas não sou exatamente pastor. O que sou mesmo é pregador e o maior prazer que sinto inquestionavelmente, é o de saber que estou servindo a Jesus a quem amo com toda minha força. Além do privilégio de ser canal da comunicação da sua graça. Esse sentimento, enquanto prego e oro por muitos, não tem preço, e ver isso manifesto na gratidão das pessoas que são atingidas por essa graça é o que faz leve toda tribulação.

O que o Sr tem a dizer para os jovens que desejam iniciar na carreira ministerial?

Que não sejam ambiciosos nem se inspirem nos modelos da TV. Inspirem-se nas escrituras e em suas próprias personalidades capacitadas pelo Espírito. De adeus às noções de celebridades evangélicas e ao personalismo por amor do Reino de Deus e do bem da Palavra genuína. Se possível, leiam aqui no blog meu artigo intitulado "COMO ARREBENTAR NO MINISTÉRIO". É só procurar. 

Qual é o seu livro de cabeceira?

A Bíblia é claro.Eu alei todos os dias pela manhã e á noite, na cama. Mas eu leio de tudo. Na verdade meus livros de cabeceira mudam muito. Eu estou lenod o tempo todo: cinco, seis livros por mês. Quando encontro alguma coisa boa, logo aprece uma melhor. Talvez um livro que tenha mais permanecido "em mim" seja o livro d Philip Yancey chamado "A MARAVILHOSA GRAÇA". Um belo livro e profundamente sensível. Tenho muitos livros chamados "de cabeceira". Atualmente estou lendo "Felizes para sempre...", de Tara Parkner-Pope - Ed. Universo do Livro; "Os Desfios da Terapia", de Irvin D. Yalon - Ed Ediouro e "Compreender Kierkegaard" - Ed Comenius


Quem vive amasiado por muitos anos está em adultério?

Não. Estão casados pela união de corpos. Assim a Bíblia define o casamento quando pelo ato sexual consensual e decisão de vida em comum ambos se torna um só corpo.

Quem vive com uma mulher, depois de ter deixado a sua primeira esposa, vive em adultério?

Não. Ele ou ela cometeram adultério, o que é diferente estar permanentemente em adultério. O adultério se comete somente uma vez , depois disso o que acontece é a quebra do pacto do primeiro matrimônio.

Pr, o pastor da igreja que eu freqüento diz que ele é um ungido de Deus e profeta do Senhor. Eu devo acatar tudo e que ele diz sem poder questioná-lo em nada?

Não! Mas deixe-me lhe dar uma resposta mas completa.

Qual o lugar mais interessante que o senhor conheceu até agora?

Manaus. E lá dois lugares fantásticos: as comunidades ribeirnhas à beira do Rio Negro e o Hotel Ariúna também às margens do Negro, bem no meio da selva. Espetacular.

Existe algum lugar que o senhor ainda não conhece e desejaria conhecer?

Londres, na Inglaterra, mais especificamente a Capela de Westminster e o Tabernáculo Metropolitano, e a toda a região da Mesopotâmia.


Ariovaldo Ramos
Qual o pregador que o Sr mais admira?

Alguns. Dentre os contemporâneos destaco Ariovaldo Ramos e igualmente dois pastores que pouca gente conhece porque não são da mídia mais são supreendentes: Pr Cléber Alho da 1ª Congregacional de Fluminensse no Rio e  Pr Marcos Grangonatto da Igreja Batista da Redenção, São Paulo. 


O que faz com que o Sr se irrite?

A ignorância daqueles que deveriam ser baluartes da verdade e são um balde de ignorância; a saber: os crentes na maioria. Isso somado ao cinismo camuflado e justificado pela pseudo-religiosidade. Ninguém suporta.

O que o faz feliz?


O amor de Deus que me foi derramado em meu coração po meio de Seu Espírito que me foi dado. Esse é o segredo da felicidade para todas as pessoas. Isso é ser feliz e significa mais do que estar feliz.

Quando o Sr acredita que Jesus vai voltar?

Pra mim, quando eu partir dessa vida. E isso pode acontecer a qualquer instate enquanto para outros pode demoarar um pouco mais.

O Sr tem medo da morte?

Claro que não. O que me incomoda é a maneira que a morte irá chegar.

Pr Paulo, o Sr assiste a filmes? Quais sãos seu preferidos?

Sim. Gosto da maioria que assisto porque sou muito criterioso em escolher. Às vezes passo mais de uma hora dentro da locadora e saio de lá sem nenhum. Mais na minha lista entram filmes como Scarface, Um dia de Cão, Cães de Aluguel, O Expresso da Meia Noite, Um Estranho no Ninho. Um Sonho de Liberdade, Pulp Ficcion, Beleza Americana, Aquiles, Coração Valente, Gladiador, Um lugar Chamado Nothing Hill, Crach e os mais recentes Harry Brown e Ilha do Medo. São espetaculares. Mas ainda meu campeão da lista é Scarface com atuação magnífica de All Pacino. É isso.Seu eu lembrar-me de outros, e eu sei que tem, eu listo depois.

Pr Paulo, o que o Sr mais gostaria de ter visto?

Jesus reaçizando milagres e o Apóstolo Paulo pregando.

Pr Paulo Rodrigues, existe algum sonho que o Sr ainda deseja realizar?

Parte do que sonhei já estou realizando que é pregar o evangelho em diversos lugares. Mas pretendo ampliar o alcance do ministério de evangelização percorrendo o Brasil realizando Cruzadas e visitando as igrejas brasileiras para auxiliá-las na edificação através da pregação genuína e avivalista como me convém fazê-lo. Por fim pretendo muito em breve iniciar minha carreira como escritor.

O que para o Sr faz com que a vida tenha sentido?

Além de Jesus é claro, minha família: minha esposa, meus quatro filhos e meu genro, além de meu trabalho.

Pastor, o que você acha de um cristão se separar sem ter ocorrido o adultério e se casar novamente? Se ele pode concertar essa situação, deve voltar atrás?
Toda separação, seja ela por qual motivo for, tem em Jesus o ensino de que a razão para essa atitude sempre terá sua origem na dureza do coração. Com “dureza de coração”, Jesus está falando do estado humano pós queda, da pecaminosidade inerente a cada um de nós. Sendo assim separação com ou sem adultério de uma das partes, é reflexo desse estado caído. Do novo casamento sem o motivo lícito, que é o adultério, se enquadra na mesma categoria: reflexo daquilo que somos por causa de Adão, mas que, no entanto temos justificação e propiciação no sangue de Jesus de maneira que aquilo que afirmamos pecado está pago como pecado no sacrifício da cruz. Resumindo: vivo um segundo casamento que não foi motivado por um adultério no primeiro, logo estou em adultério por que minha segunda união não é lícita, mas o Sangue de Jesus fez provisão para esse pecado não pelo pecado em si, mas por causa da minha condição  de filho de Adão que ficou sujeito a essas questões sobre as quais muitas vezes não temos controle. Agora, em havendo a possibilidade de retornar ao primeiro estado, o que acho difícil, faça-o, porque é bom testemunho do evangelho. Mas faça-o de maneira responsável e que não se deixe marcas destrutivas para trás. Significa que se houver filhos na nova família formada, desfazer-se dela é uma segunda irresponsabilidade que marcará  sua vida com mais e maiores dores e de outros também.

Pastor, ainda hoje as igrejas prega sobre o amor entre os irmãos? Ou é só na igreja no momento do culto.
Paz do Senhor.

Sabe quando você está com uma dor de dente daquelas? Então você vai ao dentista e ele diz que só pode lhe atender na semana que vem?  Não dá né? Ninguém agüenta. Pois é! É com essa sensação de dentista que não alivia a dor insuportável na hora que se mais necessita é que eu estou lhe respondendo com tamanho atraso. Se isso justifica: meus compromissos nem sempre me permitem fazer o que tenho que fazer exatamente na hora que deve ser feito.
No entanto percebo que sua pergunta tenha origem em duas possíveis situações. Ou por você ter sido vítima – e digo vítima das manifestações mais cruéis de desamor na igreja vinda, ou dos “irmãos”, ou da “liderança” – por  razão de algo que lhe aconteceu, ou por você já estar tanto tempo na fé, que hoje não enxerga mais esse amor que no início fora esperado por você como o que de mais natural poderia ser vivenciando na igreja. Sendo esse o caso, sua pergunta é fruto de uma frustração que você não gostaria de admitir, mas sabe que é real.
Respondendo de maneira direta, eu lhe digo sim: o amor é pregado nas igrejas hoje em dia. É pregado como é pregado qualquer outro tema bíblico. Afinal os pastores necessitam de “temas” para dias de culto. Mas é só “mensagem”. Não tem implicação nenhuma. É profissionalismo. Tem que pregar, então prega-se o que tiver na mão: até sobre o amor, que na Bíblia é assunto tão comum.
Por outro lado, quando você diz “Ou é só na igreja no momento do culto?”. Acontece que o “amor” se tornou “obra” meritória a fim de se ir pro céu. Na cabeça dos irmãos funciona assim: “Se eu amar, eu serei salvo”. É obra que salva e, nesse caso, a tal obra é o amor. Pra eles, na reunião, o amor tornou-se moeda de troca, ou moeda com a qual acreditam comprar sua própria salvação. Jesus já denunciara isso desde os profetas – “seus lábios me honram, mas seu coração está longe de mim”. Sendo assim, esse amor é falso, ou como disse Paulo, “amor fingido”.
Mais uma coisa para que eu não deixe de lhe ser honesto com sua pergunta simples e profunda: amor não se aprende com pregação nenhuma. Nem do melhor pregador que se conheça. Você já viu ou imaginou alguém ensinando a gente amar mais -  “Tem que ter mais amor pelos irmãos.” - , não funciona. A Bíblia diz que o amor é. E em sendo, ele é fruto do Espírito Santo. Veja Romanos 5:5: “Ora a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Portanto ninguém aprende o Amor, o Àgape – porque sei que é desse Amor que você sente falta em nosso meio – ele vem de fora pra dentro, do alto para nós, do Espírito Santo como fruto de sua presença em nós. Agora, o que se deve fazer é desabrochar esse amor que se nos foi colocado no coração. Ele pode e deve ser desenvolvido através da consciência moldada pela Verdade (a Palavra) daquilo que se sabe que deve ser feito e fazer. No demais, lembre-se: a ausência do amor que caracteriza as relações de nossas comunidades de hoje não é outra coisa que não um dentre muitos sinais dos tempos: a. “e por multiplicar a iniqüidade o amor de muitos se esfriariam; b. “Sabe, porém isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados (isto é: sem afetos, ou, sem amor), implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder“ – e isso, é a descrição de gente de nossas reuniões (daí o que você vê “só na igreja no momento do culto” ) – quer  mais? (2 Timóteo 3: 1 a 4)
Deus lhe abençoe.


Envie sua pergunta para rodrigues.70@hotmail.com ou através do próprio post desta guia no "POSTAR UM COMENTÁRIO".

3 comentários:

Anônimo disse...

Pastor, o que vc acha de um cristão se separar sem ter ocorrido o adultério e se casar novamente? Se ele pode consertar essa situação, deve voltar atrás?

Anônimo disse...

Pastor,ainda hoje as igrejas prega sobre o amor entre os irmãos?ou é só na igreja no momento do culto,paz do Senhor.

Anônimo disse...

Minha filha precisou se separar, pelo fato de seu casamento não ter se consolidado emocionalmente e fisicamente. Após varias tentativas, como levá-lo ao médico, psicanalista, igreja, pastor, nada adiantou. Por fim o medico disse q seu problema era emocional. Como não quis recorrer aos tratamentos, não se ajudava ela resolveu se separar por conta de muitos maus tratos. O pastor q fez o casamento disse á ele q não soube preservar seu casamento. Era um julgo desigual além de tudo. Hoje ela tem sido mais feliz e esta casada com outro rapaz que a trata muito bem, apesar de não possuir a mesma denominação que ela, mas não deixa de ser um cristão e isso notamos pelo seu caráter.